Sejam bem vindos

Saudações amados amigos, sou o Presbítero Junior, estou agora como obreiro na Congregação da II Igreja Congregacional de Campina Grande em São Vicente do Seridó - Paraíba.


quarta-feira, 28 de julho de 2010

Quatro Utilidades da Bíblia

A primeira utilidade digamos assim é o ENSINO, que aparece no texto original em grego como: didaskalia expressando o ensino mesmo, instrução, também doutrina ou preceitos. As Escrituras nos ensinas das coisas de Deus, revela a pessoa de Deus e o propósito de Deus para as nossas vidas, vejamos o que diz em Romanos 15.4 “Porque tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão”.

Paulo coloca em Romanos bem claro que o que lemos na Bíblia é para o nosso aprendizado, onde constrói em nosso coração a esperança da redenção por meio da paciência que tanto precisamos.

Paulo enfatizava para que Timóteo sempre fosse diligente na leitura, para pregar e ensinar a verdade de Deus: “Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao ensino cristão.(1 Tm 4.13).

Outra característica das Escrituras é de que Ela é útil para a REPREENSÃO, A palavra para repreensão no grego é: elegchos que quer dizer: quando alguma pessoa se encontra em falta. Ou seja, sua vida não condiz com os conselhos bíblicos, com o que a Bíblia ensina, sua pratica diária precisa ser corrigida, entendendo assim que a utilidade de repreender é para apontar os erros e direcionar para o acerto, e só quem tem o poder para isso é a Bíblia, por isso que ao estudá-la seja lendo ou sendo ensinada, a Bíblia nos mostra os nossos erros e dirigi-nos para o acerto.

A Bíblia é útil também para a CORREÇÃO, no grego aparece em particular no texto como epanorthosis, expressando assim uma correção restauradora, um aperfeiçoamento de caráter, ou seja uma pratica diária de aprendizado e modificação da pratica, sempre buscando o melhorar segundo os preceitos bíblicos.

A ultima característica é a EDUCAÇÃO, no grego a palavra é paideia que expressa instrução e punição, a instrução para um crescimento que vai apontar para virtudes, ou seja, instruções de como devemos nos comportar. A punição é no sentido de que o castigo nos ensina também, quando acometido de algum vem a lembrança do porque foi castigado e o ensino para não cometer mais. Exemplo é quando éramos criança e nossos pais nos batia ou mesmo nos privava de alguma coisa de gostávamos, sempre dizendo o porque estávamos sendo castigados. O texto de 2 Timóteo diz que essa educação é na justiça, ou com justiça, a justiça num sentido amplo aqui é a doutrina que trata do modo pelo qual o homem pode alcançar um estado aprovado por Deus, são os sentimentos puros, integridade, virtude, sentimentos e ações corretos.

2 comentários:

  1. Siga sempre fazendo aquilo que o Senhor te ensinou, mostrando o verdadeiro caminho para aqueles que ainda todos aqueles que ainda não conhecem, que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  2. João 6:55.
    A Palavra é fiel para toda hora!!!
    Um abraço irmão.

    ResponderExcluir