Sejam bem vindos

Saudações amados amigos, sou o Presbítero Junior, estou agora como obreiro na Congregação da II Igreja Congregacional de Campina Grande em São Vicente do Seridó - Paraíba.


sexta-feira, 5 de agosto de 2011

POR QUE VOU A IGREJA


O que me levou a escrever este post, na verdade foi à realidade ao qual tenho visto e vivido em meio aos irmãos de varias igrejas na cidade de Campina Grande na Paraíba. Certo dia ouvi um oficial da igreja que era dirigente de um culto no meio da semana, dizer em púlpito com toda convicção que só vamos a igreja para receber as bênçãos de Jesus. Pasmem uns poucos que estavam no culto confirmaram dizendo amém.

Convenhamos que em pleno culto de uma igreja de origens reformadas onde existe uma escola de formação de obreiros, ouvimos uma aberração dessas, realmente é de chorar. Mas onde está o erro? Certamente não culpo a pessoa que proferiu essa frase, mas a todo um conjunto. Vários erros que não são corrigidos, como falta de ensino do que é igreja, como se define uma igreja, qual o seu proposito, sua missão e outras coisas elementares.

Já ouvia de uma professora quando fazia seminário uma frase que até hoje ecoa em meu coração, ela disse: “a igreja que não tem doutrina bíblica ela morre”. E hoje assino em baixo a essa declaração, as igreja de movimento carismático insistem em acha que a igreja tá bem quando tem movimento e isso não é verdade de forma nenhuma, quantos irmãos estão sendo inchados de teologias excursas e que adentram a sua igreja original disseminando ensinos errôneos, além de não saber nem o que crer. Exemplo disso, pergunte por que você é salvo.

Certamente muitos não saberão responder, muitos só querem ver ou sentir o “mover” e quando não sentem vivem pulando de galho em galho, ou mesmo metendo o pau no pastor. Sei que em muitos casos a culpa direta é do pastor que no alto do seu pedestal não reconhece que precisa rever seus conceitos, se submeter a teologia bíblica, sistemática, ler bons livros e por ai vai. Digo isso concordando com o Dr. Martyn Lloyd-Jones, pois o mesmo afirmou que a culpa da igreja desandar é do púlpito, ou seja, daquele que prega e ensina, ou deixa de ensinar.

O proposito da igreja é clara, em primeiro lugar vamos a igreja para adorar a Deus, adorar na beleza da sua santidade (1Cr 16.29; Sl 96.9), vamos a igreja para cultuar a Deus por quem Ele é e não pelo que Ele pode dar. Quando entendemos esse proposito nossa vida muda e nosso culto certamente melhora, porque eu e você não tínhamos como cultuar a esse Deus misericordioso, mas em Cristo podemos entrar em sua presença, reconheça isso.
O proposito da igreja em segundo lugar é eddificar, ou seja, de crescer espiritualmente, mas como podemos crescer se muitos lideres se omitem e repetem o sermão todo domingo, o sermão não passa de cura, expeli demônio e oferta de não sei o que? A edificação está relacionada à construção de prédio mesmo, um prédio para ser construído precisa de um alicerce para que não caia depois e ai vai de tijolo em tijolo. A edificação também é comparada ao crescimento do ser humano, então quando nos convertemos somos como criança tomando ainda leite e depois vamos para uma comida mais solida (1Pe 2.2).

Em terceiro lugar o proposito da igreja é evangelizar, o evangelismo é a doutrina que anda capenga em algumas comunidades, crentes que recebem as boas novas e se enclausuram em suas igrejas, não fazendo o Ide de Jesus (Mc 16.15). Recebemos a boa noticia e agora vamos sair por onde Deus te enviar, na família, na escola, trabalho, universidade, no mundo. É por isso que vou à igreja.

3 comentários:

  1. Que a paz seja convosco Junior.
    A culpa não está no pastor e nem igreja o é as quatros paredes feitas com tijolo, mas só uma coisa tenho a dizer é que igreja é cada pessoa individualmente com propósitos em Deus, e que unidos num arraial menor ou maior formam um corpo, ou seja um como todos em um só formam o corpo inteiro e prenchem o requisito IGREJA!!!
    Deus requerirá de cada um individualmente por seus atos e tão certo como vive o Senhor não cabe a mim ou a qualquer homem questionar o coração dos justos homens, assim sendo quem questionaria os designíos de Deus se o homem esteja em pé ou caia Deus está no controle?!
    Anunciemos Jesus Cristo e paremos com uma tendenciosidade a sermões que ao invés de repreender em amor ao invés disso está nasconvergindo reprimições com as quais para nenhum proveito se equivalem por amor ao Evangelho da paz!!!
    Onde um homem está alí estará a igreja de Cristo? Cristo quando estava só alí no deserto sendo tentado por satanás ele deixou de ser igreja?

    ResponderExcluir
  2. http://blogs.diariodonordeste.com.br/egidio/geral/evangelho-de-hoje-mateus-61-616-18-2/

    ResponderExcluir
  3. Caro irmão Fernando realmente Deus vai nos cobrar, sim a cada um por isso, obrigado por sua opinião, continuemos a tentar reformar alguns equívocos para que as pessoas possam cada vez mais encontrar uma igreja saudável.

    ResponderExcluir