Sejam bem vindos

Saudações amados amigos, sou o Presbítero Junior, estou agora como obreiro na Congregação da II Igreja Congregacional de Campina Grande em São Vicente do Seridó - Paraíba.


terça-feira, 3 de agosto de 2010

O pecado não é comer sangue


Dentro de algumas tradições do meio evangélico, o abster-se de sangue é uma prática da maioria, considerando que come-lo a pessoa está pecando como se estivesse roubando ou quelquer outro pecado, isso é ensinado como doutrina em muitas igrejas.

O propósito desse post não é dizer que esse ou aquele está errado, mas realmente perguntar a Bíblia o que é se abster do sangue como está escrito em Atos dos apostolos 21.25 Ttodavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito e achado por bem que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado, e da prostituição..

Bem em primeiro lugar quero colocar que a recomendação aqui era porque os judeus estavam perseguindo os crentes, então para diminuir a perseguição foi advertido para que se abstenham de coisas que aborreciam os judeus, ou seja, aquilo que era mais graves para os judeus.

Outra coisa é levar em consideração a interpretação das leis cerimoniais e as leis morais, a primeira foi cumprinda totalmente em Cristo, ou seja, não precisamos mais oferecer sacrificios para expiar os pecados, mas a lei moral continua "amai o proximo como a si mesmo" é a junção de toda a lei moral.

Em 1Corinto 8.8 Ora, o manjar não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais, e, se não comemos, nada nos falta. Paulo especifica que não é o que entra que nos faz pecador e cometer pecado, mas o que sae, então realmente está em consonância com a lei moral.

Concluindo de maneira breve, não é pecado comer sangue, até porque teriamos que deixar de comer carne, pois tem sangue e o fígado também entre outros, mas se isso torna pedra de tropeço para o novo convertido judeu, ai sim temos que nos abster.O fato é que muitos qua estão dentros das igrejas não se abstém dos pecados, inveja, mentira, egocentrismo, maledicência entre outros não são chamados a atenção, mas se você comer uma galinha de cabidela...

6 comentários:

  1. Este discurso de que Deus quer o apenas um coração limpo sem inveja, mentira, egocentrismo, maledicência, é uma meia verdade. E para construirmos uma meia verdade, basta pegarmos um fragmento da bíblia como 1Corinto 8.8 Ora, o manjar não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais, e, se não comemos, nada nos falta, citado no texto, e pronto, estaremos limpos diante do Pai. Infelizmente as coisas não são tão simples assim, ao lermos por completo 1Corinto 8 fica clara a “maquiagem” do texto acima. A internet está infestada de meias verdades. Em Atos 15:28-29 não cabe dúbia interpretação o texto é direto fala sim o que devemos fazer ou melhor, não fazer: Atos 15:28-29 Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
    Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
    Por fim, não façamos o que nos é conveniente 1 Coríntios 10:23 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.

    ResponderExcluir
  2. Irmão me perdoe a sinceridade, você disse que comer sangue fora proibido para não irritar os judeus? mas como, se a carta era dirigida a cristãos dentre os gentios que se converteram? Parei de ler aí!

    ResponderExcluir
  3. A resposta está em Marcos 7...

    ResponderExcluir
  4. Eu até preciso comer fígado, pois tenho sempre um pouco de anemia. mas tenho medo de estar na contra mao de Deus. É muito complocado as vezes daber rwalmente o que e certo ou nao, vejo muitas contradiçoes entao prefiro nao comer

    ResponderExcluir