Sejam bem vindos

Saudações amados amigos, sou o Presbítero Junior, estou agora como obreiro na Congregação da II Igreja Congregacional de Campina Grande em São Vicente do Seridó - Paraíba.


segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Considerando a palavra de Deus

Hebreus 2.1-4

Pela razão da palavra difundida por Jesus ter maior valor, o apego tem que existir por parte de todos, o autor se coloca aqui como uma pessoa que tem o dever também de se apegar a palavra “importa que nos apeguemos”. Por certo o relaxamento acontecia na época, havia uma participação dos crentes, porém estava frouxa, por isso a exortação de serem mais firmes. A idéia de firmeza traz-se a compreensão de ser constante, de estabilidade, no caso de ser mais constante trazendo mais estabilidade para o que se crê.

Então o que acontece com a firmeza dos que ouviram, há uma estabilidade e essa estabilidade com certeza é para que não haja desvio da verdade, não haja desvio tanto das verdades da palavra de Deus como desvio de caráter conseqüentemente dos caminhos do senhor.

No verso dois ele coloca uma condicional, essa condicional aparece em muitos textos principalmente de cartas, pois o autor sabia que no meio dos crentes estavam aqueles que eram apenas simpatizantes, ou convencidos e não convertidos. A condicional é “SE” “se, pois se tornou a palavra falada” e aqui era por meio de anjos, onde sabe-se que os anjos traziam mensagem de Deus para os homens com o exemplo de: Genesis 19.15 em que o anjo trouxe a Ló a revelação da destruição de Sodoma e Gomorra De madrugada os anjos insistiram com Ló, dizendo: —Arrume-se depressa, pegue a sua mulher e as suas duas filhas e saia daqui, para que vocês não morram quando a cidade for destruída.

Ver-se que Ló se ajoelhou perante o anjo denotando devoção ao ser superior e dando credibilidade a mensagem, é tanto que ele pegou toda a família e saiu da cidade. E quem desobedeceu recebe o justo castigo, pois tinha sido avisado. No caso de Ló sua esposa pereceu, pois desobedeceu a ordem do anjo de não olhar para trás.

Vale salientar que o autor da carta aos hebreus exemplifica a palavra de anjo no Antigo Testamento, porém hoje não se recebe novas revelações de anjos, pois a revelação foi completa, nada e ninguém pode acrescentar algo a bíblia.
Então o autor de Hebreus é enfático em perguntar aos crente e a si mesmo, “como escaparemos se negligenciarmos tão grande salvação”.

Foi anunciada por Jesus, depois os apóstolos e demais lideranças constituída por Deus. E não só isso, a mensagem foi exposta, não de um modo humano e sem sentido, mais confirmada nos corações e mentes, por meio de sinais, ou seja, de coisas transcendentais, algo não natural que foge da realidade racional, milagres que testificaram a pregação de Jesus, dos apóstolos e lideranças afins. Do mesmo modo os prodígios que são milagres realizados por alguém e distribuição do Espírito Santo a quem ele quis.

A palavra do Senhor então tem que ser considerada, para ser considerada por nós, para isso temos que nos apegar a palavra. Apegar a palavra é aderir a ela, colar ela no coração, segurar firme as idéias passadas por ela, unir o pensamento nosso com o pensamento de Deus, para as coisas de Deus. É prestar a atenção para o que a palavra diz, só assim teremos realmente a palavra junta de nós, colada. Pedro em sua segunda epistola chama a atenção para a lembrança da pregação que teria que está na mente gravada 2Pe 3.1,2 Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida, para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos.

Uma vez apegada a palavra, ou seja aderida a ela, agora resta obedecê-la, pois a obediência é a comprovação prática de que você leva a serio a palavra de Deus. Muitos podem dizer da boca para fora que acreditam em Deus, que são crentes, que lêem a palavra, mas nunca dão testemunho de crente, revelando na prática que a palavra não penetrou no seu coração.

Tiago alerta para sermos praticantes dessa palavra Tg 1.22 Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Em apocalipse 1.3 encontramos um texto mais enfático em relação a obediência a palavra de Deus: Feliz aquele que lê as palavras dessa profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, por que o tempo está próximo.

Quando realmente consideramos a palavra de Deus, quando nos apegamos a ela e esse apego refletindo na nossa vida uma vida de piedade, verdadeira devoção, isso tudo confirma o que essa palavra nos traz quando a consideramos, ela nos traz salvação, o evangelista João escreveu assim: Jo 20.31 Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome. Em romanos Paulo explica que a crença vem pelo ouvi, ouvi a palavra de Deus, Rm 10.17 Consequentemente, a fé vem pelo ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Mas não só ouvir, tem que ser colocada em pratica considerando de coração, sem vigimento deixando todo costume imoral, Tg 21 Portanto, deixem todo costume imoral e toda má conduta. Aceitem com humildade a mensagem que Deus planta no coração de vocês, a qual é poderosa para salvá-los.

Então amados atentemos para a palavra de Deus, entra anos e sai ano, vem domingo e sai domingo e assim são todos os cultos que se ministra a palavra, e se continua do mesmo jeito, ainda há pessoas que se encantam com mensagens errôneas, ainda tem gente que desobedece a Deus toda a hora, não aceitam os preceitos de Deus, não dão ouvidos a pregação da palavra, ficam desatentos.
Qualquer coisa é motivo de desviar a atenção, seja uma conversa, uma utilização do celular ou mesmo a negligencia de vir ao culto.
Obedecer a palavra de Deus requer esforço e diligencia, requer de nós saber, compreender a palavra de Deus, pois como iras obedecer se você não dar ouvidos para aprender.

Muitos perecem por não entender a salvação, a salvação só virar quando for dado ouvido e considerar a mensagem de Deus.

Diácono Junior

Um comentário:

  1. Todo os dias são dias de adorar ao Senhor e se Deus escolheu um dia para que Ele seja o alvo, assim o foi e é o dia que se chama pelo HOJE!!!! Que nos corações de todo aquele que crê e ainda crerá haja a mesma consideração em invocar ao Seu Precioso NOme em todo dia, em toda hora, em qualquer lugar, em qualquer respiração, em quaisquer cincunstância, mas em tudo o que for proveitoso com toda a força de nossa alma, para exaltar aquele que é digno de toda Glória!!!! Viva ao Rei Jesus Cristo!!! :)
    Salmos119:1,2,3,11,19,20,24,25,27,54-57,60,62,63-67,72,74,75,97,99,100,102,103,172,173.
    Deus é fiel e a Sua Palavra permenece para sempre!!!!Amém.
    Um abraço irmão Junior.

    ResponderExcluir