Sejam bem vindos

Saudações amados amigos, sou o Presbítero Junior, estou agora como obreiro na Congregação da II Igreja Congregacional de Campina Grande em São Vicente do Seridó - Paraíba.


quarta-feira, 5 de março de 2014

ONDE ENCONTRAMOS REDENÇÃO?

         
Costumeiramente, ou seja, no dia-a-dia, sempre conversamos sobre a nossa vida espiritual. Isso é natural, pois somos seres espirituais, temos uma alma. Mas quando nos aprofundamos no conhecimento do nosso “eu”, sentimos certa dificuldade de entende.
         Quantos de nós já se perguntou... por que eu nasci? Por que estou aqui? Qual é o sentido da vida? Essas questões podem até ter uma razoável resposta, mas o fato é que todas as respostas estarão errôneas se não forem respondidas por aquele que fez todas as coisas.
         Quando então se parte para tentar compreender as respostas dadas por esse que fez todas as coisas, encontra-se então mais uma confusão. Os homens não podem conhecer eficazmente esse ser. Existe algo que separou o homem do criador. Esse algo tem o nome de pecado.
         O pecado é algo tão horrendo, tão sujo, que se fosse descrevê-lo não chegaríamos a ter a certa ideia do que seja o pecado. Porem a coisa mais horrenda do pecado é que ele nos distanciou de Deus, nos deixou alheio ao criador, nos afastou consideravelmente da divindade.
         Todo homem foi feito a imagem e semelhança de Deus e isso tem uma implicação importante na vida do homem, ou seja, todo homem tem um senso que existe um ser superior que criou tudo ao nosso redor. Na sala de escola bíblica aprendemos que isso é a graça comum. Mesmo que o homem esteja longe de Deus, mesmo que esteja na lama do pecado. É possível se clamar a Deus e conhece-lo.
         O salmo 130 nos apresenta passos para clamar a Deus, e Ele nos socorrer, o salmista traz uma ideia de perdição, como se estivesse em um buraco profundo. Imagine um buraco de trinta metros, como que um poço dos antigos e você estivessem lá. Certamente ficaríamos desesperados, pois em um poço, não tem como subir, as paredes são lisas e a superfície está a trinta metros. Mas você sabe que alguém lá em cima tem todas as ferramentas certas para tirar você do poço, o que você faz? Certamente o que o salmista ensina... “Gritar” pedido ajuda.
O salmista além de gritar, ele apela para que Deus não seja uma pessoa indiferente ao seu problema, mas que igualmente estando em um poço, o socorrista não ficasse em cima como se nada estivesse acontecendo. O salmista então relata algo interessante, ao gritar e apelar, ele então coloca sua culpa por está ali. É como se fosse a pessoa presa no poço, mas que essa pessoa no poço tivesse feito algo de errado. Em cima a pessoa está com as ferramentas certas, para fazer o salvamento. Era como se ele dissesse. “não leve em conta o que fiz com você", “pois todos que estivesse aqui é por que fez algo errado e mereceria a morte”.
O salmista entende e declara que só em Deus temos o perdão e por isso dependemos Dele. Como se o homem no poço reconhecesse que está errado e que precisa se arrepender e que depende das ferramentas e da pessoa que está em cima para salva-lo.
         O salmista então coloca sua confiança em Deus somente, só em Deus ele ver a esperança de sair das profundezas, então ele espera no Senhor, essa espera é tão profunda que ele fala “que a alma o aguarda”. Pois o salmista confiava na palavra de Deus. No poço o homem lá dentro conhecia da promessa da pessoa lá em cima e sabia que só ele poderia tira-lo dali, então esperava.
O salmista faz uma comparação de sua esperança e espera, assim como uma sentinela espera o dia amanhecer, lembro-me quando se trabalha uma noite na guarda de um batalhão como sentinela, então a noite fria, escura, em um lugar perigoso, o anseio pelo dia amanhecer é enorme, para ir embora para casa. O salmista usa essa ideia para ilustrar seu anseio por Deus, pela salvação em Deus.
Alertar para aqueles que diz que conhece a Deus, mas não confiam nele, o salmista chama para a verdadeira confiança, pois em Deus somente podemos esperar e ter a certeza que ele ouvirá e socorrerá seu povo, pois Deus é misericordioso e tem muita vontade de salvar. É a salvação do homem no poço, a pessoa que está lá em cima com as ferramentas para salva-lo, vai usar essas ferramentas e essas ferramentas é segura a apropriada para o salvamento.
Fechando o salmo o salmista então revela, só Deus redime, paga o preço pela nossa salvação. A redenção de Deus constitui em perdão dos pecados, trazendo o homem de volta para a sua presença e a esperança do seu reino eterno. Isso através da morte substitutiva de Cristo na cruz e claro sua ressurreição, só em Cristo temos redenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário