Sejam bem vindos

Saudações amados amigos, sou o Presbítero Junior, estou agora como obreiro na Congregação da II Igreja Congregacional de Campina Grande em São Vicente do Seridó - Paraíba.


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

REFORMA PROTESTANTE


           Os anais da historia coloca em sua maioria que a data da reforma protestante foi em 31 de Outubro de 1517. Pois foi nesse ano que um monge da ordem dos agostinianos, catedrático de teologia na Universidade de Wittenberg, chamado Martinho Lutero afixou 95 teses na porta da catedral da cidade onde ensinava.
         Para a nossa reflexão dessa importante data, vamos voltar um pouco atrás na história, quando grandes homens de Deus tentaram reformar a igreja. John Wycliff, “Reformador e Tradutor da primeira Bíblia para o inglês.” Nascido na cidade de Yorkshire, Inglaterra, em 1329. Atendeu à Universidade de Oxford e terminou o doutorado de Teologia em 1372. Também foi um dos mestres da Universidade de Balliol. Por ser o mais eminente teólogo de seus dias, teve a oportunidade de ser o capelão do rei Ricardo II com acesso ao Parlamento, e de traduzir a Bíblia, junto com seus associados, do Latim para o Inglês. Porém quero destacar outro reformador: John Hus que nasceu no ano de 1370, na Boêmia. Em 1400, foi ordenado sacerdote e, desde o início de seu ministério, quando assumiu o púlpito da Capela de Belém, em Praga, tornou-se um estorvo, um incômodo para alguns de seus colegas. Impedido de pregar - Influenciado por algumas das doutrinas wiclifistas, Hus pregava, dentre outros pontos, a autoridade suprema da Bíblia e a predestinação, teologia que influenciou Calvino em suas institutas, doutrinas negadas, até hoje, pela Igreja Católica.
         John Hus foi varias vezes excomungado da igreja, tinha que se retratar aos lideres católicos e ao povo da Boêmia, para ser aceito de volta, mas ele sempre dizia que se estivesse errado, que provessem pela palavra de Deus, a Bíblia. Não se retratando como queriam, a igreja católica condenou-o a fogueira, desenharam nele uma cruz na testa, colocaram uma coroa de papel com desenhos de diabinhos. John Hus morreu falando "Estou preparado para morrer na Verdade do Evangelho que ensinei e escrevi"  e cantado Salmos.
         Depois de grandes homens que passaram pela história da igreja a reforma só veio a ser consolidada em 1517. Martinho Lutero reformou a igreja,mas ainda amava a igreja que o lançou, por isso algumas coisas da igreja católica ainda ele levou, foi em Zurique que apareceu outro contemporâneo de Lutero; Ulrico Zuínglio onde sua forma de ver a igreja era com quatro paredes e um sermão.
         Os pilares da reforma estão todos na Bíblia Sagrada e não poderia vir de outra fonte, pois foi com a palavra de Deus que Lutero e outros reformadores viram que a justificação era mediante a fé em Jesus e não em indulgências, que a palavra de Deus, a Bíblia, é a regra de prática e fé e não a tradição humana, que os crentes tinham acesso a revelação lendo a Bíblia e não era um privilegio dos Papas, Cardeais, Bispos e Padres.
         A reforma que acontecera na Alemanha, logo toma espaço e chega a Zurique com Zuínglio, Genebra com Calvino, Estrasburgo, toda a Escandinávia, Escócia e a Inglaterra.
         Grandes denominações surgiram, como: o Congregacionalismo, Presbiterianismo, Batistas, Anglicanismo e o Metodismo, sem esquecer do Luteranismo.
         Através desse avivamento, hoje temos o privilegio de ir a uma igreja genuinamente evangélica e ADORAR a Deus, se EDIFICAR e sair para anunciar o EVANGELHO. Sabemos que a salvação é mediante a fé, pois Cristo nos comprou com o seu sacrifício. Sabemos hoje que não dependo de confessar meus pecados a homem nenhum pois Cristo é meu mediador entre a minha pessoa e Deus e que meus pecados são perdoados por meio do arrependimento. Louvo a Deus pela vida desses grandes homens e que nós também possamos nos tornar grande homens de Deus para anunciar essa maravilhosa palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário