Sejam bem vindos

Saudações amados amigos, sou o Presbítero Junior, estou agora como obreiro na Congregação da II Igreja Congregacional de Campina Grande em São Vicente do Seridó - Paraíba.


quinta-feira, 5 de maio de 2011

JESUS CRISTO NOSSO MEDIADOR


A oração é a comunicação do homem com Deus, sabe-se que o homem foi separado da presença de Deus no episodio do jardim do Éden, com Adão e sua esposa Eva, designando assim a todos os homens o pecado original, o que se conhece como depravação total. Então como pode o homem separado de Deus por causa do pecado, se achegar a esse Deus que é santo?

A natureza revela a gloria de Deus, todo o homem tem uma inclinação que reconhece um se supremo, mas como pode o homem se comunicar com Deus? O fato é que Deus ouvi as orações feitas por homens, porém os propósitos e respostas positivas as apelações é que requer um estado especial para o homem.

Pode-se dizer que este estado é na verdade o arrependimento dos pecados e a conversão que traz a regeneração, a reconciliação. Então dentro da perspectiva de que o homem precisa da salvação, que para ele traz implicações diversas, desde a regeneração até a glorificação, isso claro acontece mediante a fé em Cristo Jesus. Entende-se então que só Cristo é nosso mediador.O texto clássico para a afirmação de que cristo é único mediador é em 1ª Timóteo capitulo 2 e verso 5 “Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.”

Como pecadores os homens não tem direito algum, por ele mesmo, de se apresentar diante de Deus, logo precisa-se de um mediador santo. No Antigo Testamento os sacrifícios prefigurava a mediação dos homens para com Deus. A obra de mediação por meio de Jesus se revela na obra de sacerdote, Ele que é o “grande sumo sacerdote” (Hb 10. 1-4).

Entendendo que Cristo é único mediador entre Deus e os homens, certamente não há outro que possibilite essa mediação. As religiões no mundo inteiro, caracterizam-se por reconhecer um ou mais mediadores entre o homem e o ser supremo, porém com base ao texto claro da segunda carta de Paulo a Timóteo não há outro mediador entre Deus e o homem, apenas Cristo Jesus. Especificamente a passagem fala de oração, o apostolo Paulo instiga a Timóteo a buscar um curso de conduta para o futuro de sua vida e dos crentes que o mesmo ia pastorear.

Antes de qualquer coisa, deve-se orar, usando de suplicas, intercessões, ações de graças em favor de todos os homens, inclusive dos reis e autoridades, pois diante de Deus é aceitável (2ª Timóteo 2.1-3). No texto da carta, Paulo fecha essa sentença, tanto da oração como da salvação para os homens dizendo que só Jesus Cristo é o mediador. Então com base sólida nesse texto que não deixa duvidas só há um mediador entre Deus e o homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário