Sejam bem vindos

Saudações amados amigos, sou o Presbítero Junior, estou agora como obreiro na Congregação da II Igreja Congregacional de Campina Grande em São Vicente do Seridó - Paraíba.


sexta-feira, 6 de maio de 2011

ORAÇÃO (CONVERSE COM DEUS)


A humanidade que é dotada de raciocínio e capacidade de se comunicar, pode-se entender que de modo geral, o homem com os canais físicos de comunicação, pode falar. Há todo um conjunto de órgãos que possibilitam a comunicação. A laringe é um órgão curto que conecta a faringe com a traquéia. A laringe também desempenha função na produção de som, que resulta na fonação. Na sua superfície interna, encontramos uma fenda ântero-posterior denominada vestíbulo da laringe, que possui duas pregas: prega vestibular (cordas vocais falsas) e prega vocal (cordas vocais verdadeiras). Embora se saiba que Deus não tem esse conjunto de órgãos para que possa se comunicar com o homem, mas o fato é que Deus conversa com o homem. Em Genesis encontramos como já citado o dialogo de Deus com Adão (Gn 2.16) que é a ordem Deus ao homem para que ele não comece da arvore plantada no meio do jardim.
O homem dotado de instrumentos para falar, desenvolve essa função desde a idade mais tenra, embora não saia nenhuma palavra que na codificação seja entendida, os sons são a realidade de cada ser humano. Ao longo da vida o homem se comunica para aprender, se divertir e principalmente, para se relacionar com outrem
No conceito de oração, entende-se que, é a comunicação entre o homem e Deus, então é mister entender que há uma conversa. Conversar é a livre e natural troca de idéias entre pessoas. Quanto mais amplo o acervo de assuntos ventilados na conversa, trazendo assim uma comunhão entre os interlocutores. Conversar com Deus é permitir que o mesmo penetre no curso da vida, fazendo com que o Deus supremo intervenha de maneira decisiva na vida humana. Pode-se notar em toda a bíblia exemplo claros de pessoas que se comunicava com Deus, a começar com Adão, passando por Abrão, “Abrão já não será o teu nome, e sim Abraão; porque por pai de numerosas nações te constituí” (Gn 17.5), ou ainda “Disse mais Deus a Abraão: Guardarás a minha aliança, tu e a tua descendência no decurso das suas gerações (Gn 17.9). Isaque é outro personagem na bíblia que exemplifica o dialogo. Isso quando em sua situação de ser o homem que perpetuaria a raça humana por meio da promessa feita ao seu pai por Deus, de que sairia gerações e gerações, Isaque se viu impossibilitado de ter filhos, pois sua esposa rebeca era estéril, mas Isaque orou a Deus: “Isaque orou ao SENHOR por sua mulher, porque ela era estéril; e o SENHOR lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu”. (Gn 25.21).
Há muitos outros personagens que desenvolveram um tipo de conversa com Deus, porém pode-se destacar, as orações de Jesus em algumas passagens bíblicas, que mostra a conversa que ele tinha com o pai: “Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar” (Mt 26.36). embora não se expressa a voz de Deus pai, mas pode-se conjecturar que havia um dialogo, uma conversa entre os dois, pois a oração durou a noite inteira e Jesus precisava de conforto, precisava de alguma resposta positiva no sentido de que deveria enfrentar a dor e a morte.
Embora a oração seja um mero pedi para muitos, o fato é que se precisa entender que Deus não se cansa de ouvir. Colocar outras palavras na oração, como o desabafo, serve para um despejar em alguém certo e confiável.

A esta altura percebemos que a oração vai além do mero pedir. Aquele que nos concedeu o privilegio da oração jamais se enfada de nós, mesmo que, em nossas preces, nada mais façamos senão pedir. Entretanto. Ele quer-nos ensinar também a conversar com Ele em oração. (HALLESBY, 1948, p.122).

Da mesma forma que se procura um confidente, para conversar sobre as mais diversas coisas, seja pessoal ou de cunho social, o homem se condiciona a entrar em dialogo com o outro. Para a realidade de um Deus pessoal e que espera ouvir a voz do homem, então é mister que proceda-se assim para com esse Deus que se compadece dos anseios humanos. Em consonância com Hallesby, a humanidade tem que, não só ouvir, mas colocar para dentro o ensino de Deus através de Sua palavra que Ele também quer conversar em oração.

2 comentários:

  1. O mais marcante na oração é a possiblidade de encontrar em Deus e em ouvi-Lo as devidas respostas que por homem nenhum se poderia receber por raciocínio lógico!!!! Por haver nEle pensamentos diferentes dos nossos como homens e nas imaginações também!!!!
    Até no silêncio do próprio existe uma solução ímpar e desmistificante!!!!
    Orar tem muito mais a ver com cooperar com Deus nos expondo a Ele do que necessariamente em pedir ou coisas semelhantes a essas e não é que não possamos,mas é que Ele nos ouve mesmo quando não entedemos e pude perceber isso vendo a história de Jacó em Gênesis hoje!!!
    Um abração Junior e agradeço-lhe por contribuir com esse artigo edificante. Parabéns filho.

    ResponderExcluir
  2. Caro Fernando, devemos encarar a oração como uma doutrina, ou seja, é principio regulador do crente, sem oração não se tem relacionamento com Deus.

    ResponderExcluir