Sejam bem vindos

Saudações amados amigos, sou o Presbítero Junior, estou agora como obreiro na Congregação da II Igreja Congregacional de Campina Grande em São Vicente do Seridó - Paraíba.


segunda-feira, 28 de março de 2011

O DESAFIO DO ALVO DE UMA BOA HERMENEUTICA (continuação)

2 OPTAR PELA VERDADE BÍBLICA

A produção de um sermão requer do arauto uma disciplina com relação ao tempo, o tempo planejado para alcance de metas, certamente trará a pregação, riquezas de detalhes que normalmente passava despercebido tanto pelo arauto como pelos ouvintes. Dentro do desafio do alvo de uma boa hermenêutica, o arauto tem que optar por uma fonte que seja confiável e verdadeira.

Ao longo da historia da humanidade, alguns personagens importante que contribuíram na construção de conhecimentos, se destacaram por seus escritos e afirmações que humanamente falando tem certa relevância. Mas a construção desses conhecimentos se tornou uma colcha de retalhos que relativizou a verdade. Dentro desse contexto de relativização da verdade, muitos concordam com a frase de Friedrich Nietzsche “Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas.” Para a concepção filosófica a verdade é individual e construída a partir da realidade de cada individuo.

Tendência muito forte que desembocou em varias seitas dentro do cristianismo, alias desde a construção dos dogmas a partir de Jesus Cristo, ou seja, os parâmetros que cada individuo que confessava Cristo tinha que trilhar, o combater a erros doutrinários ocorreu de forma intensa. Judas combateu a penetração de indivíduos com pensamentos e ensinos contrários à revelação de Cristo, isso quando escreveu a sua carta. “Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo”. (Judas 1.3,4).

Nos dias atuais algumas correntes de pensamentos permeiam a igreja e a interpretação dos escritos sagrados, podem-se citar muitas, porém destaca-se uma pelo fato de relativizar a interpretação bíblica, levantando outros meios de revelação, ou mesmo aceitando opiniões “cientificas”. É o caso dos Unitários universalistas. Sempre tendenciosos aceitaram a ideia do iluminismo, utilizando o olhar critico e analítico sem pressupor a santidade e privilégios. Esse movimento abriu as portas para analises cientificas introduzindo dentro da igreja a aceitação do positivismo, evolucionismo entre outros, trazendo o rotulo de unitários para Joseph Priestley, Charles Darwin, Maria Mitchell e Benjamin Rush, por exemplo.

Sobre a bíblia eles pensam: Em muitas de nossas congregações, as crianças aprendem histórias da Bíblia como parte do currículo da escola religiosa. Não é incomum ver grupos de estudo de adultos nas igrejas, ou em oficinas em acampamentos de verão e conferências, enfocando a Bíblia. Alusões a símbolos e eventos bíblicos são freqüentes em nossos sermões. Em muitas de nossas congregações, a Bíblia é lida como qualquer outro texto sagrado pode ser – de tempos em tempos, mas não rotineiramente.

O desafio do alvo de uma boa hermenêutica está na opção de algo que fundamenta o credo, dogmas, cultos entre outros. A intuição do homem, os anais históricos, a natureza, o místico e a mente não é uma opção para a busca da verdade. A opção é a bíblia, sendo assim ela tem que ser considerada à verdade absoluta. Tendo o entendimento da caracterização da bíblia, sendo a autoridade, pois ela é a palavra de Deus e isso ela mesma afirma de si. Portanto não optar pela bíblia como verdade é não optar por Deus.

A bíblia é inerrante, poiso que ela afirma não é contrario aos fatos, ela diz a verdade a respeito de todas as coisas que trata. Dentro ainda da caracterização da bíblia tem-se o fato que ela é clara, sendo de fácil acesso a qualquer pessoa, pois ela diz que dá clareza aos simples (Sl 119.130). Há a necessidade dela, pois sem a bíblia não se pode conhecer o evangelho, conservar a vida espiritual e conhecer a vontade de Deus, consequentemente, entende-se que ela é suficiente, não precisando de mais nada para se ter e conhecer a verdade.

Um comentário:

  1. Esse último parágrafo retrata bem a fonte inerrante que é a Bíblia com suas palavras mesmo bem postas!!! Gostei muito do texto e creio que é em se buscando mais na Bíblia, que os elementos do amor em Deus e em na Vontade de Deus para o povo iria unir mais os irmãos!!!
    Acredito que se há qualquer igreja distante das outras é poruqe a decisão de ser assim é pela carência da hermeneutica, já que a maioria das igrejas são unidas em prol de uma hermeneutica: seguir a Bíblia pelo que Ela é!! Ainda bem que temos dificuldades rsrs...porque é a assim que seremos aperfeiçoados em usando delas para nos superar!!

    ResponderExcluir