Sejam bem vindos

Saudações amados amigos, sou o Presbítero Junior, estou agora como obreiro na Congregação da II Igreja Congregacional de Campina Grande em São Vicente do Seridó - Paraíba.


quinta-feira, 21 de abril de 2011

VIVER UMA VIDA EM CONFORMIDADE COM A BÍBLIA


Tiago 1.19-25
O apostolo Tiago que era meio irmão de Jesus por parte de mãe, foi o supervisor da igreja da Judeia, sua vida era conhecida não porque era meio irmão de Jesus, mas porque era um homem de oração, alguns historiadores afirmam que Tiago tinha calos nos joelhos de tento orar nessa posição.

Tiago foi morto à pedrada quando gritava contra os homens do sinédrio que Jesus era sim o messias. Sua carta foi endereçada principalmente aos Judeus que tinha se convertido. A carta assemelha-se a provérbios, por ter muitos conselhos para a vida cristã.

Nesse trecho que se destaca, no capitulo primeiro verso de 19 a 25 o apostolo vai tratar da questão de ouvir a palavra de Deus e guarda-la. Em contrapartida do falatório e das constantes brigas. Certamente havia muitos que se enchiam de auto justiça.

Não obstante o inicio do capitulo trata de questões relevantes que contextualiza a busca de uma vida pela bíblia. A questão das provações que muitos passavam, por serem perseguidos, a falta de sabedoria de muitos, levando-os a pecar, a falta de fé e de perseverança na esperança de dias melhores.

No verso 19 o apostolo Tiago refere-se à língua, um tema que ele em outros trechos de sua carta ainda vai falar. Mas ele cita a questão de ser ouvinte. Tiago então aconselha seus leitores a terem o coração voltado a ser mais paciente em ouvir, chega a ser intrigante a referencia sobre o ouvir mais. Porém quando olhamos para o começo da epistola, Tiago traz a tona assuntos como: provações, fé, sabedoria e perseverança.

Certamente as provações que os crentes passavam provocava neles a murmuração que é quando as pessoas falam em tom baixo, porém o assunto sempre é contrario aos ensinos de alguém, uma fofoca que surge. Nas provações as pessoas que não tem sabedoria falam demais, reclamam demais. Tiago ensina a pedir a Deus sabedoria, pois assim Deus concede, pedi, mas com fé, sem duvidar ou sair falando que pediu e não recebeu ou coisa semelhante.

Havia na igreja pobre e rico e ambos estavam falando demais, um porque não tinha luxo que não reconhecia quando Deus proporcionava uma melhora na vida. O outro falava quando decrescia a sua riqueza. Ambos não reconhecendo que Deus estava no controle. Então Tiago fala da realidade de que felizes são aqueles que perseveram, pois a sua perseverança trará o premio da vida com Deus.

Então Tiago exorta, ou seja, Tiago encoraja os leitores a ouvir mais a Bíblia, é sobre a palavra de Deus que ele pede para estar pronto, ou seja, que as palavras ministradas não sejam perdidas ao longo do tempo.

A maneira tardia de falar, certamente está ligada ao tempo que se leva para adquirir sabedoria através do conhecimento da palavra de Deus, ouvir atentamente, produz um conhecimento que quando aplicado na hora certa traz boas coisas. Embora que em seguida Tiago fale sobre ser também tardio para se IRAR e essa ira é a falta de compreensão da palavra ministrada, pois se ouve, mas não se cumpri. Mesmo assim a ira do homem não produz a justiça de Deus. Embora a justiça seja um atributo comunicável, existe uma lacuna enorme entre a justiça humana, de um ser falho e limitado e a justiça de Deus, um ser eterno e absoluto.

Tiago então conclui que é preciso despojar, ou seja, retirar, deixar, rejeitar toda imundícia, toda impureza, toda imoralidade. Retirar, deixar, rejeitar toda maldade, toda conduta maldosa, toda malicia. Para receber de todo coração, acolhendo com mansidão com humildade a palavra ministrada, a palavra plantada no coração por Deus, a qual é salvação das vossas almas.

Conforme Tiago referenciou no verso 19 sobre o ouvir e no verso 21 ouvir a palavra de Deus, no verso 22 ele exorta a ser praticante, por isso tinham que ouvir e guardar no coração, pois, como poderiam praticar se ouvissem sem qualidade, sem prestar atenção e sem murmurar, sem questionar? Quem não pratica a palavra de Deus ensinada, engana a si mesmo.

Tiago então faz uma comparação a um homem que olha a sua face no espelho e depois de sair da frente do espelho esquece a sua fisionomia. No contexto daquele tempo era diferente de hoje, pois hoje os espelhos estão espalhados por toda a casa e na rua, especificamente em lojas, tem fotos entre outras coisas que nos faz gravar a nossa fisionomia, mas naquele tempo não, as pessoas se viam raramente no espelho, por isso não dava tempo de memorizar a sua fisionomia.

Tiago então finaliza essa sentença, com a exortação de fixação da palavra e a sua devida pratica, pois quem assim o fizer será mais do que feliz. Então viver uma vida pela Bíblia é ouvi-la, ler e guardar no coração.

Para viver uma vida pela Bíblia certamente tem-se que levar em consideração, de forma sincera e pura, conscientizado do dever de conhecer e obedecer custando o que custar, então: Quem tem ouvidos para ouvir ouça (Mt 11.15). para realmente seja Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo (Ap 1.3).

Certamente também com a descoberta das coisas de Deus através de sua palavra vai-se descobri as vantagens que giram em torno da salvação. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome (Jo 20.31), Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego (Rm 1.16). De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm 10.17).

Com isso devemos controlar a língua e a ira porque o que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem (Mt 15.11). Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem (Ef 4.29). Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos (Ef 4.26) Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira (Ec 7.9).
Deve-se irmão começar a viver realmente a Bíblia, começar a pensar biblicamente, ter um comportamento que exalar a palavra de Deus, para que seja reconhecido como pessoas cristãs, crentes de verdade.
Precisa-se quebrar com o pecado, viver para Deus, controlando a língua que é uma ferramenta tanto de edificação como de destruição. Controlar a ira a raiva, nunca deixar externar com atitudes que magoam o próximo.
Quando se conhece a palavra, tem fome e come da mesma, certamente o comportamento muda, serão mais do que felizes. Tendo a certeza de que é salvo, que o espirito ajuda na santificação, que morreu para o pecado e vive-se para Deus.

2 comentários:

  1. A paz diac.Junior,que o Deus todo poderoso venha expandir os projetos que ele semeou no seu coração e que haja crescimento,estruturamento do seu ministério em Cristo Jesus...
    evangelistaernanilourenco.blogspot.com e
    marcadosnotempodofim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A paz em Cristo Jesus irmão Junior. Muito bom o trato com a Palavra através desse texto nesse artigo!!! Parabéns.
    Gostei muito do enfoque na palavra 'despojar' e me veio um entendimento tão óbvio mas eu nunca havia de ter pensado assim!!! Inclusive isso quebra com uma convicção que tenho como historiador em relação à questão do despojo/despojar=deixar de fora/deixar à parte de ou para!!!!
    Um abraço meu irmão Junior.

    ResponderExcluir