Sejam bem vindos

Saudações amados amigos, sou o Presbítero Junior, estou agora como obreiro na Congregação da II Igreja Congregacional de Campina Grande em São Vicente do Seridó - Paraíba.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

NÃO SOMOS IDOLATRAS


A idolatria tem várias definições, mas basicamente é colocar a confiança em algo que não é o Deus verdadeiro e/ou cultuar outra forma de vida ou não. A idolatria foi e é condenada por Deus. Se a adoração faz de Deus um ser exclusivista, então sou de acordo em dizer que Ele é exclusivo, se pensarmos no ser de Deus, ou seja, quem Deus é e o que Ele pode fazer, cai por terra então varias argumentações de outro ser querer a gloria para ele.

Então cultuar, venerar, adorar qualquer coisa seja viva ou morta é idolatria e assim comete pecado de idolatria. A Bíblia relata em vários textos a problemática da idolatria e quando estudamos os textos de cara percebemos que era um problema intrínseco ao ser humano, essa vontade de cultuar algo, nota-se que realmente todo ser humano tem uma necessidade de divinizar algo.

O texto de Gn 35.2; Ex 23.13,24; Dt 5.7 e outros há sempre a recomendação para deixarem os ídolos e se voltarem para Deus de forma limpa e pura. Deus adverte que só existe um Deus verdadeiro e por ai vai. Nos textos de Ex 20.23; 34.17; Lv 19.4 Deus vai adverti para que não façam ídolos de prata nem de ouro ou qualquer material, ou seja, para que o povo não depositassem as esperanças e cultuassem a um objeto. Deus diz que isso é detestável para Ele. A Bíblia revela que os que praticam tais coisas são como loucos. Sl 115.8; Is 41.28,29; Jr 10.8,14,15; Rm 1.21-23,25.

A alguns da nação de Israel que era idolatra era punida por Deus Lv 26.30; 31.17,18. Certamente a nação também era subjulgada, cativa, dispersa, destruída entre outras desgraças, tudo por causa também da idolatria.

A verdade do evangelho, no aspecto da de sua aceitação, traz ao individuo uma quebra com o pecado, então aquele que confessa a Cristo não pode confessar a outro. Seu culto agora direciona para o ser que garantiu na cruz a sua liberdade, sendo assim podemos afirma com convicção que todos os que de verdade se converteram não são mais idolatras.

Hoje se comemora o dia de São João quem era São João? João o batista foi aquele que pregou o arrependimento, João pregava para Judeus e gentios, foi precursor de Jesus, ou seja, foi o que iniciou a pregação das boas novas. A Bíblia ao contrario da tradição católica, João era um homem rustico e de palavras duras, sendo contrario da tradição católica que apresenta na imagem um menino doce e meigo que gosta de fogos.

A festa de São João por ter toda uma tradição católica, é uma festa pagã e idolatra, então não faz parte da tradição Cristã autentica, sendo assim não comemoramos o dia de São João. Como já vimos a idolatria é pecado advertido nas sagradas escrituras. Se somos lavados e remidos no sangue do cordeiro, se agora não nos conformamos com este século, então todo tipo de culto, adoração ou mesmo veneração a João é pecado de idolatria. Mas como fomos alcançados pela Graça Divina, somos da luz e temos discernimento de espírito então não somos idolatras.

5 comentários:

  1. Isso tudo só reforça que somos alcançados por Deus para viver-mos nEle Jesus com a Sua Graça e isso nos basta como igreja(homem ou mulher), que tem como único e suficiente Salvador na pessoa de Jesus Cristo o Filho de Deus!!!
    A Tua Graça nos basta!!! Não é por costumes ou culturas seja elas quais forem que se alcança o coração de Deus, mas somos alcançados pela Sua chamada/escolha Soberana!!!
    Um abraço Junior e leitores.A paz em Cristo :)

    ResponderExcluir
  2. Saudações a todos/as! que pena que vocês pensam assim da Santa Igreja Católica. Como é fácil atacar, e se sentir o Tal. Mas é compreensível: A Igreja Católica que vocês conhecem, pela qual vocês julgam é uma. Mas existe uma outra, que é a real, mas que a cegueira de vocês impedem de vê-la. Eu explico: Na Igreja Católica, há o joio e o trigo, o idólatra e o servo. O que vocês fazem é supervalorizar o joio e esconder o trigo católico das vistas de seus fiéis. Para tudo o que vocês discordarem de doutrina da Igreja, existe uma RESPOSTA CATÓLICA. Pesquisem e verão. A propósito, se quiserem debater conosco quaisquer pontos doutrinários, pode enviar um e-mail para vobiscum.dominus@yahoo.com.br Muitos pastores protestantes têm buscado conhecer mais sobre a Igreja que atacam, e embora continuem evangélicos, deixam de serem protestantes ...

    ResponderExcluir
  3. Se observarmos atentamente as orações da Santa Missa, veremos que, para a Santa Madre Igreja, só há UM ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR: JESUS CRISTO. Há uma oração antiga na Missa que diz: "Só Tu és Santo, Só Tu és o Senhor..." A virgem Maria e Santos/as são sinais humanos de que a Santidade que Deus quer que alcancemos é possível, é verificável, é palpável. Quanto a Igreja se refere à Nossa Senhora, ela não quer igualar Maria a NOSSO SENHOR! Maria é criatura por excelência de Seu Criador. A palavra "Santo" quando se refere a Cristo tem um valor único, indivisível e exclusivo, porém quando se refere a homens tem o sentido de heróis da fé. Muitas pessoas odeiam a Igreja por que não a conhecem de verdade. É muito fácil desprezar, protestar aquilo que não conhecemos. Conheça a Igreja e você conseguirá amá-la!

    ResponderExcluir
  4. Como sugestão de pesquisa, sugiro a pesquisa aos links abaixo:

    - Culto aos santos e suas imagens:

    http://www.youtube.com/watch?v=5Ph9gsPsLV4&feature=related

    - Intercessão dos Santos

    http://www.youtube.com/watch?v=oYFr9q8616Y

    - A Virgem Maria é onipresente? E os anjos, e os demônios e os Santos?

    http://www.youtube.com/watch?v=L-MeYlhEOKU

    Vejam cada vídeo, e quaisquer dúvidas, entre em contato conosco para conversarmos sobre o que pensa e como pensa a Santa Igreja romana.

    ResponderExcluir
  5. Esses vídeos são muito esclarecedores. Todo evangélico devia vê-los para conhecer melhor a igreja católica.

    ResponderExcluir