Sejam bem vindos

Saudações amados amigos, sou o Presbítero Junior, estou agora como obreiro na Congregação da II Igreja Congregacional de Campina Grande em São Vicente do Seridó - Paraíba.


terça-feira, 7 de junho de 2011

QUESTÕES PERTINENTES (SÉRIE)


Caros leitores ao longo dos próximos post vou elencar uma serie de resposta a questões feita por um irmão em Cristo que comunga comigo na Igreja.


Veja só: é possível alguém se “desconverter”?
Assim como o sujeito é livre para tomar a decisão de confessar seus pecados é aceitar a Cristo Jesus como senhor e salvador da sua vida é possível alguém, em sã consciência, riscar Deus da sua vida?


Querido irmão dentro desses anos de evangelho tenho ouvido muito e estudando sobre doutrinas e dogmas ao longo da historia da igreja, sei que há muito mais muito mesmo o que aprender e só o tempo e minha dedicação é que poderei absorver mais conteúdo e conhecimento, mas ao que me cabe vou responder de forma simples para que todos os leitores possam ter uma ideia do que creio e entendo na Bíblia sobre estas questões.

Primeiro é preciso conhecer o conceito de conversão biblicamente falando, conversão que dizer “volta”, basicamente é a volta do pecador a Cristo, um reconsideração de sua vida perante o santo Senhor, reconsiderar o estado de pecado com o arrependimento e volta a Cristo através da fé. Então fechamos aqui que a CONVERSÃO é acompanhada de arrependimento e fé, sem esses elementos é impossível ter uma genuína experiência com Deus.

Certamente meu amado a fé salvífica ela vem acompanhado de um conhecimento, pois como você pode exercer fé sem conhecer o que se deva crê? Mas vale salientar que só o conhecer não exerce a função principal, pois, muitos conhecem, Nicodemos era um conhecedor de que Cristo vinha de Deus (Jo 3.2). Porém esse conhecimento e o testemunho das maravilhas e milagres que Cristo estava fazendo não trouxe ao coração de Nicodemos a fé salvífica.

Quando conhecemos algo isso traz em nós reprovação ou aprovação, porém quando se conhece e aprova ainda não é necessário para a verdadeira conversão, embora os dois sejam essenciais. Então incluo baseado na afirmação de alguns teólogos e logico que se basearam nas Sagradas Escrituras que o conhecimento e aprovação tem que está arreigada ao depender de Cristo. Então quando conhecemos o evangelho e aprovamos o conteúdo certamente a dependência de Cristo se torna evidente na vida da pessoa.

A fé então ao passo que conhecemos mais sobre Cristo, certamente aumenta, considero assim, pois quanto mais conhecemos, mais aprendemos que dependemos de Cristo em todo momento. A fé não é algo além da imaginação, mas assim como o arrependimento é algo cognitivo, ou seja, é um entendimento intelectual de que pecamos e precisamos de perdão, se não fosse assim porque então se arrepender, ou arrepender de que?

O arrependimento e a fé continuam por toda a vida (Ap 3.19; 2Co 7.10; Mt6.12). E claro fica aqui a citação do texto de Paulo em 1Co 13.13 que “Agora, pois, permanece a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior deles é o amor”.

Com isso podemos entender que se a fé é dom de Deus e que em nós é gerado o arrependimento, ou seja, uma tristeza por causa do pecado, então essa dadiva não é revogada por Deus, mas pode se perguntar mais e aquela pessoa que passou tantos anos na igreja, até dizia que era eleito e que não perdia a salvação, mais foi pego em adultério e agora nega o evangelho. Bem ai vai um texto Mateus 7.22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Única resposta que tenho é que essa pessoa nunca se converteu e eu não posso analisar ou perscrutar o coração de ninguém, apenas o meu que ainda precisa ser renovado a cada dia, por isso tenho em mente uma frase de Paulo: prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fl 3.14).

Uma vez recebida a graça de Deus, a revelação de Cristo, sendo o templo do Espirito Santo, se convertido de verdade é impossível se desconverter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário